Começa amanhã, em Manaus, fórum nacional que irá discutir trânsito e transporte

Começa  amanhã (28 de junho) a 78ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O evento ocorre pela primeira vez em Manaus, com o objetivo de discutir temas pertinentes à modernização dos setores e promover a troca de experiências bem sucedidas nessas áreas. Ao final do encontro, será elaborada a “Carta de Manaus”, com os principais resultados e proposituras. O evento se estenderá até sexta-feira (29)

Cerca de oitenta gestores das áreas de trânsito e transporte de várias cidades brasileiras vão participar do encontro organizado em todo o Brasil pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e, em Manaus, pelo Manaustrans. O início do evento está marcado para as 9 horas, no auditório do Quality Hotel, Avenida Mario Ypiranga, 1090-Adrianópolis.

A reunião de abertura contará com a presença do secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), Julio Eduardo Santos; do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza/CE – ETUFOR, José Ademar Gondim; do presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, Ailton Brasiliense Pires; do diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Walter Cruz Junior e do titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Wesley Sirlam Lima de Aguiar.

TEMAS – Após a sessão de abertura, os palestrantes darão início à discussão dos temas. O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, o presidente do Manaustrans, Walter Cruz, e o superintendente da SMTU, Wesley Aguiar, vão falar sobre “Desafios e perspectivas para a mobilidade urbana em Manaus”.

O tema seguinte será “Década da Segurança Viária”, abordado por Rogério Crantschaninov, presidente da CET/Santos-SP e por Dulce Lutfalla, assessora técnica da CET. Serão abordadas também as questões de Vida no Trânsito (Recursos do Ministério da Saúde para Programa Vida no Trânsito e outros), ministrado por Alzenir Porto, Secretária do STTRANS (Teresina/PI); Audéa Lima e Souza, Gerente de Educação do STTRANS, e Luiz Otávio Maciel Miranda, consultor técnico/MS. Neste módulo, o último assunto será Lei Seca apresentado por Julyver Modesto de Araujo, Capitão da Polícia Militar e representante do Comando de Policiamento de Trânsito de São Paulo, autor de vários livros sobre Trânsito.

No dia 28, no período da tarde, o tema “Acessibilidade” será apresentado por Ellen Margareth Rocha de Souza, diretora superintendente da Cia. de Transportes de Belém (CTBEL); Viviane Fernandes, chefe de divisão de projetos da ETUFOR – Fortaleza; Ronaldo André Bacry Brasil, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Manaus e Isaac Gomes Benayon, presidente da Associação dos Deficientes   Físicos do Amazonas (ADEFA).

No dia 29 a programação se inicia às 08h30min com o tema Lei da Mobilidade Urbana, sob a coordenação do diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz. Este tema irá ressaltar os Planos de Mobilidade Urbana, ministrado por Nazareno Stanislau Afonso, consultor da ANTP/ Brasília e Arlindo Fernandes, consultor da empresa Oficina/SP. No mesmo módulo, também irá participar o coordenador da UGP Copa 2014 Manaus, Miguel Capobiango.

O BRT e o Monotrilho como alternativas para as cidades, serão apresentados , a partir das 10:30 hs, por Eurico Divon Galhardi, presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU) ; Halan Lemos Moreira, presidente da Associação Brasileira de Monotrilhos (ABRAMON); Arlindo Fernandes, consultor da Oficina/ SP e Gustavo Nogueira, representante da Mercedes Benz do Brasil.

PAINÉIS – Além das palestras ministradas pelos profissionais da área, o evento promove dois painéis temáticos por dia direcionados para os profissionais da área. No dia 28, a partir das 14 horas, o assunto será a Lei da Mobilidade – Elaboração do Plano Diretor. Às 16:15 o tópico será sobre BRT e Monotrilho.

No dia 29, o primeiro painel do dia terá início às 9 horas e abordará a Década de Segurança Viária – Fiscalização. A partir das 10:30 , o painel traz como reflexão os Investimentos voltados para programas de redução de acidentes (Programa Vida no Trânsito).

Explore posts in the same categories: Imprensa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: