Lei mais rígida contra quem bebe e dirige tem apoio em Manaus

Por Álisson Castro, para o portal D24AM

Decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou ser crime beber e depois dirigir, mesmo que a forma de dirigir esteja, aparentemente, sem grande risco e sem ameaçar ninguém.

No Amazonas, os órgãos de fiscalização do trânsito acreditam que a decisão do STJ pode afastar a sensação de impunidade de pessoas que insistem em dirigir sob efeito de álcool. “Motoristas que dirigem embriagado, provocando ou não acidentes e danos a outros deve ser punido exemplarmente para coibir esta prática”, frisou o comandante da Companhia Interativa de Trânsito (Ciatran), major Marco Vinícius.

Segundo o major, quando o processo chegava a justiça, os motoristas justificavam que, mesmo dirigindo embriagado, estavam dirigindo ‘com cuidado’ para evitar acidentes. “Este argumento passa a não ser mais válido e os motoristas serão punidos como determina o Cógido de Trânsito Brasileiro (CTB)”, disse.

De acordo com dados da Ciatran, 155 motoristas foram autuados entre janeiro e setembro deste ano por dirigir sob efeito de álcool em Manaus. “Estas autuações foram de motoristas flagrados nas barreiras de fiscalização”.

A diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), Mônica Melo, afirmou que os Detrans de todo o País estão se mobilizando para propor mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. “O objetivo é torná-lo mais rígido contra quem dirige embriagado. Queremos que fique mais claro na legislação que, o motorista que se nega a fazer o teste de embriaguez, está assumindo que está sob efeito de álcool”, frisou.

Redução

Dados do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalizaçao do Trânsito de Manaus (Manaustrans) apontam que, no mês de outubro, uma queda de 13,8% no número de vítimas fatais por acidentes de trânsito em relação ao igual mês de 2010. Foram registradas pelo Instituto Médico Legal (IML) quatro vítimas a menos (25 mortes contra 29 em outubro do ano passado). Este foi o quarto mês consecutivo de redução no índice de mortes no trânsito, segundo o balanço divulgado pelo órgão.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Reportagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: