Novos radares eletrônicos entrarão em operação em outubro

Sete novos radares começam a registrar infrações a partir do próximo dia 03 de outubro, segundo anunciou o presidente do Manaustrans, coronel Walter Cruz. Os equipamentos passaram por vários testes e pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro e estão pronto para integrar o sistema de fiscalização eletrônica da Prefeitura de Manaus, que passa a contar agora com 37 radares.

“Até o dia 3, esperamos que  a população tome conhecimento do início da operação e não seja surpreendida”, justificou Walter Cruz, acrescentando que o Manaustrans está investindo maciçamente não só na fiscalização eletrônica, mas também na contratação de novos agentes, aparelhamento do setor operacional e na educação de trânsito, envolvendo principalmente as escolas das redes pública e privada. Estamos humanizando o trânsito com único objetivo de instituir a paz no trânsito e preservar  vidas”.

Os novos radares (lombada eletrônica) estão instalados nas avenidas Rodrigo Otavio (dois), Ephigênio Salles (dois) e  Cosme Ferreira (um). Dois (avanço de sinal) foram implantados nos cruzamentos da avenida Tefé/rua Borba e avenidas Leonardo Malcher/Major Gabriel. A lombada localizada na avenida Governador José Lindoso – avenida das Torres foi totalmente danificado por uma queda de energia elétrica e será substituído por outro equipamento nas próximas semanas.

O sistema de radares fotográficos de velocidade e de avanço de sinal começou a ser implantado em Manaus no dia 5 de maio deste ano. Os especialistas consideram este o sistema mais eficiente de fiscalização de abusos de velocidade e de avanço no sinal vermelho, comprovadamente os que mais contribuem para os acidentes graves de trânsito. Os equipamentos, segundo Walter Cruz, foram instalados em pontos de maior volume de travessia de pedestres e nos trechos de avenidas considerados mais perigosos para condutores e em cruzamentos importantes da cidade.

A fiscalização por radares, aliada às lombadas eletrônicas e a outras medidas de segurança vem produzindo resultados muito positivos, principalmente depois da introdução do atual Código de Trânsito Brasileiro. “Há dois meses estamos registrando queda no número de vítimas fatais no trânsito e estamos trabalhando firme e diuturnamente para que essa tendência continue progressivamente”.

“Esperamos que isto leve à queda da sensação de impunidade e, consequentemente, na queda das violações. O que devemos fazer para diminuir os índices de infrações é respeitar as normas e fomentar a cultura do respeito mútuo no trânsito, com a prática da cortesia”, afirma a coordenadora. “

Explore posts in the same categories: Reportagens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: