Novos agentes de trânsito devem estar nas ruas em outubro, garante Manaustrans

Texto e fotos: Álisson Castro

O 250 alunos do curso de formação de agentes de trânsito começaram as aulas na última sexta-feira, 12. Serão 45 dias de curso  e a previsão é que em 1° de outubro, os novos agentes de trânsito do Manaustrans já estejam atuando nas ruas de Manaus, segundo estimativa do órgão municipal de trânsito.

Para um dos instrutores do curso de formação, Marcos Cunha, serão ministradas 24 dsciplinas divididas em quatro módulos: Legislação, Fiscalização, Engenharia, Operação e Relações Humanas. Segundo Cunha, o objetvo formar agentes com o perfil almejado pela Manaustrans. “U dos enfoques do c urs será a educação. Não queremos agentesapenas para punir os condutores, mas que saibam educar orientar”explicou Cunha.

Candidatos aproveitaram interação com agentes para trocar idéias sobre a atuação dos profissionais.

Os 250 alunos  que participam do curso foram os classificados em todas as etapas do concurso iniciado com a realização das provas objetivas em 05 de junho deste ano. Walter Cruz explicou que o curso foi idealizado para garantir a melhor formação para o agente, destacando como prioridade também noções de relações humanas, ética, cidadania e proteção ao meio ambiente. “É um curso completo para que tenhamos nas ruas agentes com excelente formação”, opinou.

O curso foi dividido em quatro módulos. Legislação (8 horas), Fiscalização de Trânsito (56 horas) Engenharia e Operação de Trânsito (32 horas) e Comportamento do Agente e Técnicas Operacionais (64 horas). Os alunos receberão informações de Agente da Autoridade de Trânsito; Relações Humanas; Personalidade Humana; Engenharia de Trânsito; Sistema Nacional de Trânsito; CNH; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Infrações, Punições e Medidas Administrativas; Crimes de Trânsito; Responsabilidade Civil; Coordenação de Trânsito; Gerenciamento de Crises, Comunicação Operacional, Direção Defensiva, Direitos Humanos, Sinalização de trânsito, técnicas de abordagens, preenchimento de auto de infração, prática de operação de trânsito, Defesa Pessoal, Cidadania e Meio Ambiente e primeiros socorros.

O presidente do Sindtran (camisa branca) acompanhou a aula inaugural na sexta-feira, 12.

Na sexta-feira, 12, ocorreu a aula inaugural do curso no Auditório Eulálio Chaves, no Campus Universitário da Ufam. Na ocasião, o doutor em Gestão Estratégica, Mário de Queiroz Pierre Filho, que falou sobre a importância da motivação do trabalho e comprometimento para o sucesso profissional.

Agentes de trânsito estavam presentes durante a aula inaugural

Professor de Gestão Estratégica ministra aula sobre motivação.

Diversas autoridades e representantes formaram a mesa da aula inaugural.

Alunos do curso aguardam início da aula.

O prefeito fez um breve discurso sobre o concurso para agentes de trânsito.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Reportagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: