Campanha será lançada para incentivar o uso de passarelas e faixas de pedestre

Em Manaus ainda é comum o desrespeito às faixas de pedestres Foto: Álisson Castro

A estimativa do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) é de que 60% das vítimas de acidentes de trânsito envolvem atropelamento. Um dos fatores que mais contribuem para esta situação é a resistência das pessoas em usar as faixas de pedestres e passarelas, concorrendo com o desrespeito dos motoristas a elas.

Para tentar mudar esta realidade o Manaustrans está promovendo até o final desta semana uma campanha educativa na Avenida Autaz Mirim, zona Leste da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do uso destes espaços destinados à ordenação urbana.

Nesta terça-feira (24) cerca de dez agentes do Manaustrans abordaram a população e associaram a utilização da passarela com a preservação de vidas. A ação faz parte do Choque de Ordem da Prefeitura no trânsito, esforço de preparação para a Copa 2014.

Segundo Raimundo Nogueira, coordenador da campanha, paralelo à ação educativa o Manaustrans também está realizando uma pesquisa para verificar se a preferência da população recai sobre as faixas de pedestre ou sobre as passarelas

“A Prefeitura está estudando a forma mais efetiva de garantir a travessia segura nas vias públicas. Para isso é melhor que os próprios usuários nos digam a melhor forma de atendê-los. É melhor uma faixa que funcione do que uma passarela inutilizada”, explica Nogueira.

O aposentado Roberto Valicute, 78, diz preferir atravessar a rua na faixa. “Para a terceira idade é mais complicado subir e descer as escadas. Por isso é importante a valorização do pedestre por meio das faixas”, afirma o aposentado.

Segundo o diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz, a Prefeitura desenvolve também outras campanhas educativas, envolvendo temas como a não utilização de celular pelo condutor do veículo e a importância do uso de itens como cinto de segurança e a cadeirinha.

“Promover um trânsito mais humano e organizado é uma determinação do prefeito Amazonino Mendes. E para isso não basta fiscalizar, precisamos também educar”, conclui.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Imprensa

7 Comentários em “Campanha será lançada para incentivar o uso de passarelas e faixas de pedestre”


  1. A ação sensata é que se coloque sempre um semáforo de botoeira em toda faixa de pedestres visto que a inutilidade do uso de uma passarela cheia de voltas longas e degraus muito altos é o que resolve e diinue acidentes sem necessidade de gstar tanto dinheiro em passarelas. Em todo lugar do mundo o uso do semaforo de botoeira é mais utilizado e mais simples de ser opecacionado por qualquer cidadao e o impacto no fluxo de carros é minimo. Sensatez e simplicidade é a solução. insistir em gastar muito dinheiro com passarelasa inuteis é perda de recurso e insitencia em algo que ja esta ultrapassado.


  2. A ação mais sensata é que se coloque um semaforo de botoeira em toda FAIZA DE PEDESTRES. O uso de passarelas é inutil devido nao estimular o pedestre a subir e dar mil voltas sem sentido para passar para o outro lado. O gasto em passarelas é desnecessário! Em todo lugar do mundo as prefeituras incentivam o uso de semáforos e faixas de pedestres sem nenhum problema – pois são icones que ali o cidadão pode passar sem ficar preocupado se sera acidentado ou não.
    O fluxo de carro é pouco afetado e nao se gasta tanto quanto as passarelas miralbolantes e sem praticidade para serem usadas.
    outra cousa é colocar sem demora esses semaforos pois a cada dia centenas de acidentes acontecem em Manaus.


  3. Um exempro gritante é a existencia de uma passarela carcomida existente na avenida Andre Araujo – em frente a SEFAZ – Poucos pedestres fazem uso – os mesmos preferem andar no meio dos carros se arriscando do que subir tamanho monstro enferrujado e sem segurança alguma. Ali naquele techo uma estudada melhor resolveria: a remoção da passarela velha e a colocaçao simples de uma faixa de pedestes com um SEMAFORO DE BOTOEIRA. Facilitaria a travessia e o fluxo de carros nao seria tao afetado.

    É necessario fechar o beco ao lado do predio da CAIXA ECONOMICA FEDERAL que fica apos a passarela para que nao criasse consgestionamento naquele trecho em frente a SEFAZ.
    Afinal fica mais seguro para o pedestre atravessar a faixa do que ter que se exporem desnecessariamente com essa passarela enferrujada e a insitencia dos motoristas em usarem o beco da Caixa Economica Federal tumultuando o fluxo de carros ali naquele local.

    Parabens pela iniciativa da campanha: sem passarelas mirabolantes.


  4. Um local que insistimos para colocarem um semaforo de botoeira é na frente do COLEGIO DO NORTE localizado na avenida RECIFE – diariamente acontece batidas de carros e acidentes e sustos com pedestres. No entanto nunca colocam o semafoto de botoeira no local .

    Uma ação simples e economica sem geral apreensao por parte do pedestre e gastança desnecessaria e esteticamente horrivel é o uso de passarelas milabolantes e caras para nao serem usadas.

    Fica a dica.

  5. T.G. Silva Says:

    De certa parte, concordo que em determinados locais, a travessia na faixa de pedestre seja acompanhada do acionamento da botoeira. Entretanto, o que tenho observado na Av. Autaz Mirim-Zona Leste é patifaria desmetida, certas pessoas, acionam a botoeira, por pura “brincadeira de mau gosto”. Com isto, os motoristas param, obedecendo o foco vermelho do semaforo, porém, a pessoa que acionou a botoeira, simplesmente, não faz a travessia, iludindo aos condutores. Ou em outras palavras, fazendo-os passar por “lesos”.

  6. T.G. Silva Says:

    De certa parte, concordo que em determinados locais, a travessia na faixa de pedestre seja acompanhada do acionamento da botoeira. Entretanto, o que tenho observado na Av. Autaz Mirim-Zona Leste é patifaria desmedida, certas pessoas, acionam a botoeira, por pura “brincadeira de mau gosto”. Com isto, os motoristas param, obedecendo o foco vermelho do semaforo, porém, a pessoa que acionou a botoeira, simplesmente, não faz a travessia, iludindo aos condutores. Ou em outras palavras, fazendo-os passar por “lesos”.


  7. Decorridos 2 anos desta materia nada foi feito nas avenidas citadas além do que foi constatato que o serviço de atendimento do SINNETRAM não funcinoa a contento pois ja liguei várias vezes para solicitar o conserto de semáforos e não fui devidamente atendido pela equipe desse departamento.Os semáforos de botoeira continuam inexistentes na avenida Recife (Em frente ao antigo Colégio do Norte) e André Araújo em frente a SEFAZ.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: