Prefeitura autua 80 veículos por poluição sonora no final de semana

Em menos de quatro horas, durante a madrugada do domingo (1/05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), conseguiram autuar 80 veículos que se encontravam estacionados em postos de gasolina e no meio da via pública, causando problemas de poluição sonora e obstrução do trânsito nos trechos entre a Avenida do Turismo, Avenida do Futuro e Estrada da Ponta Negra.

A operação teve início por volta das 22h e se concentrou inicialmente em dois pontos específicos da Avenida do Turismo, principal foco da desordem – em frente às casas de shows Maloka’s House e Diamond.

Em seguida, os fiscais se dirigiram a dois postos de gasolina – o Equador, na Avenida do Futuro e os de bandeira BR da Avenida do Turismo e Estrada da Ponta Negra. Os três estabelecimentos, que foram lacrados e notificados, se encontravam lotados de veículos provocando barulho com equipamentos sonoros e sem licença ambiental para uso em local apropriado.

A ação, que teve a participação da Polícia Militar, foi mais uma ofensiva dos órgãos municipais com a finalidade de restabelecer a ordem pública naquela área, que aos finais de semana passou a ser tomada por veículos tunados (com equipamentos sonoros de potencial poluidor) e estacionados em fila dupla e nos canteiros centrais da via. Dois postos de gasolina foram lacrados e embargados para a atividade.

Além da autuação por uso de equipamento com potencial poluidor sonoro, os condutores dos veículos, em sua maioria, não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entre as irregularidades, os agentes de trânsito encontraram veículos estacionados sobre passeio público e flagrantes de descumprimento da sinalização.

 Maioria das multas por poluição sonora 

Do total de autuações, 25 foram multas por poluição sonora de veículos tunados, 32 multas por infrações de trânsito, 20 notificações de veículos que possuíam equipamentos que não estavam sendo utilizados e a notificação da casa de shows Maloka’s House, que teve a medição de som realizada do lado de dentro e de fora, constatando poluição sonora (acima de 79 decibéis) nas duas situações.

Durante a ação da madrugada, várias barracas e carros de venda de bebida e comida e caixas de isopor com gelo foram retirados literalmente do meio da via. Quatro veículos foram removidos ao Parqueamento do Detran – um dos quais por estar estacionado em cima do canteiro central da Estrada do Turismo.

Operação será intensificada

O titular da Semmas, secretário Marcelo Dutra explicou que a operação continuará nos próximos finais de semana, envolvendo órgãos como a Secretaria Municipal de Abastecimento e Produção (Sempab), Manaustrans e Polícia Militar. O coronel Walter Cruz ressaltou a importância do trabalho, lembrando que a tentativa da Prefeitura, junto com outros órgãos, é disciplinar o procedimento de quem utiliza a Avenida do Turismo. “Não queremos atrapalhar a diversão de ninguém, mas o nosso intuito é impedir que haja o desrespeito aos direitos das pessoas que utilizam aquela via, principalmente os turistas que chegam a Manaus”, afirmou, frisando que as operações serão mantidas.

Na tarde do domingo, a fiscalização da Semmas constatou a quebra do embargo, no Posto BR, da Estrada do Futuro, que fica localizado próximo ao Eduardinho. O local estava funcionando normalmente ontem e foi autuado por descumprimento de interdição.

Explore posts in the same categories: Imprensa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: