Motorista é multado por usar galhos de ávores para sinalizar acidente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) autuou na quinta-feira  (28), em 100 UFMs (Unidades Fiscais do Município) –  o equivalente a aproximadamente R$ 6,6 mil –  um veículo que utilizou galhos de árvores e plantas ornamentais , arrancadas do canteiro central da Avenida Ephigênio Sales (V8), para sinalizar a área de ocorrência de um acidente de trânsito.Os galhos foram empilhados ao longo do trecho onde houve a colisão envolvendo três veículos de passeio.

Danificar, suprimir ou sacrificar uma árvore em via pública em decorrência de acidentes de trânsito ou panes mecânicas é crime previsto no artigo 137 inciso 5 da Lei 05/2001 (Código Ambiental do Município). O condutor do veículo, responsável pela sinalização irregular, foi autuado e os outros dois notificados em caráter educativo. Os galhos foram retirados do canteiro central da via.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, explIcou que esse tipo de infração vem sendo combatido desde o início da gestão como forma de educar os condutores. “Primeiro, divulgamos informações sobre esse tipo de irregularidade e colocamos o Disque Denúncia Linha Verde da Semmas à disposição para informações e quem quisesse denunciar a prática, mas infelizmente ainda é comum flagrarmos esse tipo de situação”, explicou, lembrando que motoristas de ônibus também costumam infringir e também são alvo da fiscalização da Semmas quando flagrados. “Os canteiros têm a função de arborizar a cidade e não de sinalizar veículos, para isso existe o triângulo, que é peça obrigatória de sinalização dos veículos, prevista pelo Código Nacional de Trânsito. Não há legislação que faça referência a galhos de arvores como sinalizadores”, lembrou Marcelo.

Os veículos – um Gol, um Celta e um Palio – foram autuados também pelo órgão estadual de trânsito, que esteve no local  para fazer o registro da ocorrência. O Instituto Municipal de Transito (Manaustrans) enviou agentes ao local para evitar que houvesse a retenção do trânsito da área em virtude do acidente.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Imprensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: