SMTU anuncia novo sistema de controle do transporte

Fonte: Assessoria SMTU

A Prefeitura Municipal de Manaus vai publicar nesta segunda-feira (28), o edital para a implantação do Sistema Integrado de Gestão Inteligente em Transporte ─ Sigit, com o objetivo de controlar e fiscalizar o sistema de transporte coletivo. Esta será a última etapa para a modernização do sistema de transporte coletivo em Manaus. O usuário terá acesso às informações de mobilidade e os trabalhadores do sistema terão a garantia de um sistema eficiente e seus direitos trabalhistas assegurados.

O novo sistema será implantado quando os 858 ônibus novos estiverem efetivamente circulando em Manaus.

O principal objetivo do novo sistema será o retorno do controle total para a Prefeitura, uma vez que o modelo atual é gerido pelos próprios empresários.

Segundo o prefeito Amazonino Mendes e o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, Marcos Cavalcante, o Sigit tira das mãos dos empresários o “controle total do sistema”. Com o novo sistema, a Prefeitura poderá monitorar em tempo real se as empresas estão cumprindo com o contrato, através do Centro de Controle Operacional.

Para tanto os ônibus serão equipados com GPS e quatro câmeras de vídeo em cada coletivo. Com estes equipamentos o Centro de Controle poderá monitorar quantos ônibus estão em circulação, tempo de percurso, quilometragem percorrida, como os ônibus estão influindo no trânsito, velocidade e o cumprimento do horário.

“Hoje a SMTU tem uma grande deficiência de fiscais para fiscalizar ônibus, táxis, mototáxis, ônibus alternativos e executivos. Para controlar o sistema o fiscal tem de estar de madrugada nas garagens para monitorar a saída dos ônibus e depois por volta das oito horas tem que voltar ao órgão para elaborar relatórios. Com isso uma empresa pode recolher carros ao longo do dia deixando a população desprovida de transporte e ainda ser remunerada”, afirmou Marcos Cavalcante. Pela nova metodologia a empresa só ganha por quilômetro efetivamente rodado.

Segundo o superintendente, com o sistema de controle a ser adotado após a entrada operação das novas empresas, a Prefeitura terá condições de monitorar o sistema 24 horas do dia.

Além de monitorar e fiscalizar, o Sigit vai oferecer pela primeira vez na história do transporte coletivo de Manaus informações em tempo real sobre as linhas de ônibus.

Segundo explica Marcos Cavalcante, o usuário através da Internet e até mesmo do celular, saberá os horários dos ônibus e a que momento ele passa em cada parada.

“O usuário de qualquer parte de Manaus poderá a partir do seu computador, da sua casa, do escritório ou do próprio Celular, saber em qual ponto de ônibus ele vai pegar o transporte e daquele local ele vai ver qual a distância, qual o tempo que o ônibus está daquela parada”, revelou o superintendente da SMTU.

Explore posts in the same categories: Informações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: