“Amarelinhos” ganham novas rotas

Imagem: Divulgação

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Prefeitura de Manaus, autorizou, a partir desta quarta-feira (23), a ampliação de itinerários de 36 linhas de micro-ônibus do sistema alternativo de passageiros.

Os 260 ônibus alternativos, conhecidos como ‘amarelinhos’, tinham circulação restrita nas zonas Leste e Norte e poderão operar, temporariamente, nas zonas Centro-Oeste e Centro-Sul de Manaus, com a mesma tarifa dos ônibus convencionais, R$ 2,25.

A expansão dos itinerários está sendo acompanhada pela SMTU. “Colocamos os ‘amarelinhos’ para circular em outras zonas como medida emergencial para socorrer a população, uma vez que as empresas de transportes Transamazônia e São José, responsáveis pelo atendimento aos usuários dessas áreas, estão falhando. Desrespeitam as pessoas fazendo-as esperar pelo coletivo por longo tempo nas paradas e ainda colocam ônibus velhos que quebram o tempo todo”, desabafou o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante.

Cavalcante acrescentou que a circulação ampliada dos ‘amarelinhos’ vai durar até que a licitação de transporte coletivo de passageiros lançada pela Prefeitura de Manaus seja concluída, e os ônibus convencionais novos comecem a circular na cidade.

“Quando os novos coletivos chegarem, a SMTU fará um estudo para verificar a viabilidade de manter ou não a prestação desse serviço emergencial”, explicou.

Novos itinerários
Com a ampliação dos itinerários, os “amarelinhos” vão poder circular pela avenida Efigênio Sales até a área do Amazonas Shopping, onde retornam. A avenida André Araújo também será contemplada com itinerário indo até a Sefaz, com retorno para zona leste naquela área.

Os alternativos vão percorrer ainda toda a avenida Max Teixeira até alcançar a avenida Torquato Tapajós, onde retornam.

Reforço
Além do reforço dos ‘amarelinhos’, a SMTU está convocando as empresas de transportes especiais e particulares com ônibus ociosos ou da frota reserva, em bom estado de conservação, para participar nesse atendimento emergencial à população.

As negociações com as empresas de transportes especiais e particulares dispostas a ajudar a população no atendimento emergencial estão sendo coordenadas pela SMTU.

Marcos Cavalcante antecipou a informação de que a empresa disposta a operar nesse momento de “extrema urgência” ficará com a receita da circulação.

Explore posts in the same categories: Imprensa

Deixe um comentário