Trinta câmeras monitoram trânsito de Manaus

 

Texto e foto: Álisson Castro

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) inaugurou na sexta-feira, 4,  o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na Avenida Darcy Vargas, zona centro-sul.

O CCO opera com 30 câmeras espalhadas em diversas zonas da cidade para monitorar a fluidez do trânsito e, em casos de ocorrências, deslocar agentes de trânsito para o local. O órgão utiliza 9 câmeras próprias do instituto e 21 do  Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Segundo o prefeito Amazonino Mendes, o CCO vai melhorar e ajudar o serviço do Disk Trânsito (0800 092 11 88). O sistema de telefonia, criado no dia 14 de Janeiro, recebe uma média de 90 ligações por dia relacionadas a acidentes de trânsito, problemas com semáforo, obstáculos nas vias e estacionamento irregular. Em 2011, mais de 700 denúncias já foram recebidas por meio do serviço.

De  acordo com o diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz, o CCO irá reunir todas as informações sobre o trânsito da cidade, processá-las e oferecer  aos motoristas melhores informação e serviços. “Teremos uma visualização mais rápida dos problemas no trânsito da cidade. Este sistema vai preparar a cidade não apenas para a Copa do Mundo (de Futebol) mas para os próximos vinte anos também”, ressaltou.

Além do CCO, o Manautrans também irá utilizar redes sócias na internet para interagir com os condutores. “Será oferecido informação sobre o trânsito em tempo real. Para isto usaremos também o Facebook e o Twitter.”, frisou Cruz.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

5 Comentários em “Trinta câmeras monitoram trânsito de Manaus”


  1. O sistema Disk Trânsito (0800 092 11 88) não permite ao cidadão acompanhar a solução dos casos por ele denunciado pois não existe um número de controle de ocorrências como todo sistema de denúncia ou atendimento exige o que resulta em dúvida real por parte do cidadão uma vez que não se tem nenhuma certeza que o problema ira ser acompanhado e devidamente solucionado. Espero que o projeto continue mas com essa mudança dará certa carga de confiança e se permite a auditoria pelo próprio reclamante.


  2. Uma sugestão que pode complementar o Disk Trânsito é a adoção de um emial de contato pois alguns casos é necessario ser detalhista na justificativa o que não ocorre com o contato direto com o atendente do sistema e ainda permite uma confirmação para o próprio sistema.


  3. Por exemplo: a alguns dias atrás fiz 3 denúncias e ate o momento nao vi nenhum resultado para os casos:

    1) Sobre o semáforo de pedestres na frente do Colégio do Norte aqui na av. Recife;

    2) na av. Paraiba com a rua Pará (próximo a pizzaria La Torre) não existe Faixa de Pedetre no local – levando o transeunte a se expor diante de carros em alta velocidade;

    3) Estacionamento na calçada nas ruas Franco de Sá com a av. André Araújo (no entorno da SEFAZ) diariamente, o pedestre tem andar no asfalto;

    Como ate o momento nao existe ainda uma solução para os 3 casos a dúvida fica no ar: será que tomarão alguma atitude para uma solução?

    Paulo Menezes

    • Rilson Says:

      Sr. Paulo, talvez não seja eu a pessoa certa para “responder” seus questionamentos mas deixo apenas meu ponto de vista como alguém que faz parte do sistema: Acredito e vejo que Manaus está saindo vagarosamente do status de cidade provinciana para metropolitana na cabeça de muitas pessoas, principalmente condutores. Na verdade, esta mudança aconteceu mesmo e muito rapidamente. Esta “saída” parece que realmente será um processo demorado para as pessoas. O que se está tentando fazer para a copa 2014 é justamente agilizar isto e eu vejo que muitos problemas relacionados à trânsito não foram tratados anteriormente como deveriam. Com certeza o evento 2014 vai forçar avanços neste sentido como é o caso do disk trânsito. Infelizmente também os gestores passados criaram um sério problema para os futuros, permitindo que a maioria dos bairros da cidade fossem fundados sem planejamento. O que vemos são vias muito estreitas e algumas até sem condições de alargamento. Até para implantar semáforos de pedestres em locais de não cruzamento, exige estudo pois nada adianta construir um viaduto para o trânsito ser retido após o mesmo por um semáforo… Todos nós estávamos acostumados a sair de casa e chegarmos ao nosso destino rapidamente mas do dia para a noite Manaus tornou-se um trânsito e, como nas grandes cidades, muito concorrido. Aos poucos vamos chegando e melhorando o atendimento à população. Um abraço!

  4. any Says:

    me ajude .preciso do n.da placa fiat palho prata do dia 3.01.12 as 22:49 da noite passando pelo sinal sete de setembro indo p/av.eduardo ribeiro ele bateu o meu carro preciso localizado tenho as imagens + nao da p/indentificar a placa me ajude ane 3234.6526


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: