Mais uma etapa da instalação dos radares

Fonte: Assessoria do ManausTrans

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (ManausTrans)  está concluindo a primeira fase do processo de instalação dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica da cidade. Já foram instalados 27 dispositivos com radares que irão controlar o avanço de sinal vermelho, a parada sobre a faixa de pedestres e o excesso de velocidade nas principais vias da cidade.

O grande diferencial da nova fiscalização eletrônica que vai entrar em vigor são as lombadas eletrônicas, que permitem ao condutor visualizar a velocidade praticada por ele por meio de um painel digital. Característica inexistente nos antigos equipamentos, os famosos “corujinhas” que foram desativados no ano passado.

As seis lombadas eletrônicas já estão instaladas e funcionando para testes nas avenidas Maceió, São Jorge, Ephigênio Sales e Governador José Lindoso, mais conhecida como Avenida das Torres. Cinco delas já foram aferidas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas  (Ipem-AM), para garantir que os radares estejam detectando a velocidade dos veículos de maneira correta. O laudo emitido pelo Ipem-Am tem validade de um ano.

A lombada da  Avenida das Torres ainda não foi aferida, porque durante o período de funcionamento para testes, o equipamento apresentou algumas alterações na frequencia do radar, que serão analisadas nesta semana por dois engenheiros técnicos vindos de Curitiba. A suspeita da alteração é a interferência do campo magnético das torres de alta tensão que estão localizadas nesta via.

Além do excesso de velocidade, 21 equipamentos estão instalados nos principais cruzamentos para fiscalizar o desrespeito ao sinal vermelho. Os locais onde esse tipo de fiscalização já está instalado são nos cruzamentos das avenidas Carvalho Leal com Castelo Branco, Avenida Autaz Mirim com rua Edmundo Soares, André Araujo com Umberto Calderaro Filho, Noel Nutels nº15, Álvaro Botelho Maia com Major Gabriel, Max Teixeira com rua São Judas Tadeu, Noel Nutels com rua Rouxinol, Constantino Nery com Rua João Valério, Autaz Mirim com Rua Itaeté, Cosme Ferreira com Beira Mar, Cosme Ferreira em frente a feira do Coroado, Djalma Batista com rua Pará, Djalma Batista com rua João Valério, rua Pará com Djalma Batista, rua João Valério com Constantino Nery, rua Ramos Ferreira com Joaquim Nabuco, André Araújo com Paraíba, rua João Valério com Djalma Batista, Tefé com rua Borba, rua Leonardo Malcher com rua Major Gabriel, Max Teixeira com rua São Judas Tadeu.

Com a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) que acontecerá na próxima sexta-feira (04), o setor que vai processar todas as imagens registradas pelos radares já estará estruturado. Para tudo começar a funcionar resta apenas a disponibilização do banco de dados de informações sobre os veículos, para que seja possível a emissão e o envio das notificações de infração à residência dos condutores.

Esse banco de dados já foi solicitado e deverá ser fornecido pelo órgão executivo de trânsito estadual, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (DETRAN-AM), conforme o que estabelece o Art. 22 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Tendo acesso ao banco de dados a fiscalização eletrônica poderá começar a emitir multas aos condutores que desrespeitarem a sinalização.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Imprensa

2 Comentários em “Mais uma etapa da instalação dos radares”


  1. O Colégio do Norte, na av. Recife, mesmo localizado a alguns metros do DETRAN ainda padece com a ausência de sinalização, seja por semáforo de botoeira, seja pela ausência do agente de trânsito, seja pela inexistencia de tal lombada eletrônica. A cerca de 4 anos solicito, aviso e diculvo tal situação e até agora nao foi tomada nenhuma providência para facilitar a travessia de pedestres naquele local.

    Aguardo solução
    Paulo Menezes

  2. Rilson Says:

    Apenas para ajudar a informação deste excelente artigo, a João Valério é uma avenida e não uma rua.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: