Nova licitação do Transporte

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

O prefeito Amazonino Mendes lançou nesta quarta-feira, 6, o edital de licitação que vai iniciar o processo de renovação da frota de ônibus de Manaus. Durante entrevista coletiva, ele explicou que isso representa a primeira fase de um processo de três etapas para implantar um novo sistema de transporte público.

O prefeito explicou que antes de lançar a licitação, a Prefeitura de Manaus realizou uma série de contatos com empresas de outros estados com o objetivo de atrair investimentos para Manaus. “Tivemos que fazer um trabalho gigantesco, de contatos e conversas pelo Brasil, e assim criamos condições e perspectivas de trazer novas empresas”, contou.

Amazonino afirmou que, concluído o processo licitatório, Manaus terá a mais nova frota do país até junho de 2011. “O nosso projeto vai permitir que Manaus saia da pior situação, em termos de idade de frota, para a frota mais nova do Brasil”, afirmou o prefeito.

No total, a renovação da frota vai contar com mil novos ônibus, sendo 800 comuns e 100 articulados, que possuem capacidade dobrada. Esse processo será de seis meses, sendo que até abril de 2011 haverá a renovação de 480 ônibus e o restante até o mês de junho.

A licitação prevê que a divisão do número de ônibus, seja de dez lotes, de no máximo 200 ônibus, para não beneficiar apenas poucas empresas.

Nova licitação

Na segunda fase do processo de implantação do novo sistema de transporte, será realizada uma segunda licitação, para se criar o Sistema Integrado de Gestão Inteligente de Transporte, que irá exercer um controle técnico sobre o sistema. De acordo com o prefeito Amazonino Mendes, nos últimos 15 anos Manaus não investiu em tecnologia de controle e monitoramento do transporte. Para ele, o controle técnico é tão importante quanto a aquisição de novos ônibus. “Vamos contratar uma empresa para fazer todo o estudo técnico das linhas, paradas de ônibus, baias, controle de passagens, horários, sistema de informação para usuários, etc. Isso trará confiança no sistema que vamos implantar, e vai ajudar a nos prepararmos para a copa, com um sistema de transporte coletivo civilizado e bom”, revelou.

De acordo com o prefeito, esse controle permitirá  que todos os dados relacionados ao transporte, possam estar sob controle do município e não mais nas mãos das empresas.

Em relação à terceira fase do processo de implantação do transporte coletivo, Amazonino disse que será necessário ajustar todo o projeto do BRT com esse sistema de controle, que vai monitorar os novos ônibus.

Explore posts in the same categories: Informações

One Comment em “Nova licitação do Transporte”

  1. almir Says:

    A megalomania do prefeito esta fazendo ele sonhar, oou esse rapaz pensa que somos idiotas essas coisas grandiosas quase sempre e para ingles. Alias o que esse moço foi fazer na prefeitura de manaus? acho que nem ele sabe meus caros.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: