Prefeitura irá gastar R$ 20 milhões em Plano de Gestão de Trânsito

Serão instalados 30 radares na área do quadrilátero (Boulevard Álvaro Maia, Constatino Nery, Avenida Umberto Calderaro e Avenida Ephigênio Salles).

Fonte: Portal A Crítica

A partir de segunda-feira (20) a fiscalização eletrônica volta a funcionar em Manaus. Os radares irão funcionar em fase de teste, o primeiro a ser monitorado será o da Avenida Maceió, em frente à Escola Municipal André Vidal de Araújo.

Serão instalados 30 radares na área do quadrilátero formado pelas avenidas Ephigênio Salles, Constantino Nery, Umberto Calderaro e o Boulevard Álvaro Maia. Mas outros pontos da cidade estão em estudo técnico para a implantação da fiscalização eletrônica, entre eles: Avenida das Torres, Coronel Teixeira, Djalma Batista, Torquato Tapajós, Camapuã, Max Teixeira, Cosme Ferreira, Avenida Rodrigo Otávio e Estrada do Turismo.

Entre as mudanças previstas no Plano de Gestão de Trânsito 2010/2012, também está a implantação de uma Central de Monitoramento em tempo real que controlará a quantidade de veículos que passam em cada avenida e o funcionamento dos semáforos.

Essas mudanças no trânsito foram anunciadas em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (15), pelo diretor de trânsito do IMTT, coronel Walter Cruz, e pelo secretário municipal de infraestrutura, Américo Gorayeb.

Gorayeb, estima que, com os 28 semáforos inteligentes instalados no quadrilátero de Manaus, o nível de congestionamento deve reduzir cerca de 22%.  Ele garante que a Centro de Controle de Operações (CCO) já está concluído. “A idéia era começar pelo Centro de Manaus, mas para isso seria necessário o retirada dos camelôs daquela área. Como isso ainda não aconteceu, escolhemos o eixo que compreende o quadrilátero, porque é outro ponto de grandes dificuldades no trânsito”, reforçou o Coronel Walter Cruz.

A Prefeitura já começou a trabalhar nas mudanças do Plano de Gestão de Trânsito há 45 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura o custo total dessas mudanças é de cerca de R$ 20 milhões.

Retorno na Ephigênio Salles

A Avenida Ephigênio Salles dentro de 45 dias irá ganhar dois retornos, depois de diversas reclamações de motoristas e a pedido do Corpo de Bombeiros. No sentido Centro (zona sul/centro-oeste) será em frente ao clube da Caixa Econômica Federal.

E no sentido bairros (zona centro-oeste/sul) estará localizado em frente ao condomínio Greenwood Park.

O diretor do IMTT, coronel Walter Cruz, afirma que as vias não serão afetadas com a implantação dos retornos, já que compostos por pistas de aceleração e desaceleração.

Licitação e Processo Seletivo

Na próxima segunda-feira (20), o Sistema Binário que irá transformar em mão única o fluxo das Avenidas Djalma Batista e Constatino Nery, terá sua primeira licitação. A empresa que ganhar o processo licitatório ficará responsável pela elaboração e execução do projeto.

Até o mês de dezembro deste ano a Prefeitura de Manaus deve abrir um Processo Seletivo Simplificado para contratar 500 agentes de trânsito. A intenção é reforças as equipes que já atuam.

Explore posts in the same categories: Imprensa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: