Nova licitação do transporte. “Eu vejo o futuro repetir o passado…”

Sempre as mesmas empresas ganham as licitações. Quem mais sofre é a população.

Por Álisson Castro

O jornal A Crítica publica em sua edição deste domingo (08/08) uma matéria em que o diretor-presidente do IMTT, Marcos Cavalcante, afirma estar pronta a nova licitaçào do sistema do transporte coletivo. Na próxima quarta, uma minuta do edital deve ser enviada ao prefeito, Amazonino Mendes.  Boa notícia, pelos menos, deveria ser. No entanto, se considerarmos o histórico das licitações já realizadas neste setor, veremos que trata-se tudo de um jogo de cartas marcadas, onde as mesmas empresas se ajustam para se manter no “falido” sistema de transporte de ônibus da cidade.

Um das propostas na nova licitação é a não permissão das empresas tenham frota acima de 250 ônibus. Simples de ser resolvido. A Vitória Réria, por exemplo já operou como duas empresas, a própria Vitória Régia e a Viação São José. As duas na mesma garagem, mesmo diretores e mesmos funcionários.  Se esta regra realmemente for inserida na licitação pode-se esperar que a Transamazônia (antiga Eucatur) vai ser desmembrada em duas empresas.

Em 2007, durante va administração do ex- prefeito, Serafim Correa, a única empresa nova na cidade foi a Viação Via Verde, que opera principalmente as linhas da zona centro-oeste da cidade. Quanto as demais, todas simplesmente trocaram de nome e mantiveram os mesmos veículos e funcionários que já tinham antes. Até a fardas  foram mantidas. Por acaso alguém se lembra desde quando a empresa da farda rosa está na cidade?!  Fizeram a população de palhaço e nada impede que façam o mesmo na nova licitação. Sempre reclamam de prejuízos, mas ão querem largar o osso.

O atual prefeito Amazonino Mendes têm acumulado nos últimos vinte anos,  seguidamente, cargos público.  Três mandatos como prefeito e mais três como governador e nunca mexeu no sistema de transporte. Por que faria isto agora?

Anúncios
Explore posts in the same categories: Opinião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: