Contratação de agentes deve ter ressalvas

Por Álisson Castro

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) anunciou a realização de processo seletivo para a contratação de agentes de trânsito temporários.  Segundo o instituto,  o período de contratação deve durar até a realização de um concurso público. A previsão é de cinco meses desde a elaboração do edital até a efetiva contratação dos concursados. O Sindtran apoia a iniciativa do processo seletivo por conta de seu caráter emergencial, devido a urgente necessidade de novos agentes. Grandes obras de intervenção no trânsito da cidade estão previstas para acontecer este ano e o número de agentes de trânsito atualmente é insignificante em relação a grandiosidade das futuras intervenções.

Algumas considerações devem ser feitas quanto a realização deste processo seletivo.

Primeiro: deve-se cobrar que as contratações temporárias  não tornem-se “por tempo indeterminado”. Não são raros, os exemplos de contratações realizadas pelos órgãos institucionais  frequentemente revonados sob o argumento da necessidade. No IMTT temos exemplos disso. Existem `temporários` que trabalham há mais de 10 anos no instituto. Alguns mostrando-se competentes, outros não passam de irresponsáveis que gostam de se dá bem com o dinheiro público.

Segundo: em ano eleitoral, muitas vezes, os `temporários` são usados como cabos eleitorais pagos com dinheiro do contribuinte. Afinal, como não têm estabilidade, sujeitam-se a qualquer serviço Não estou afirmando que isto irá acontecer no IMTT, mas é bom ficar de olho em qualquer situação que possa der a entender isto.

Terceiro: Deve-se cobrar dos administradores a efetiva realização de concurso público. Todo argumento para tentar adiar a sua realização deve ser rejeitada.

Quarto: O sindicato deve ficar atento a qualquer suspeita de beneficio a qualquer pessoa em detrimento de outras que não têm Q.I. (quem indica). Por isso, o Sindtran deve ter acesso a listagem dos futuros contratados temporários.

Quinto:  Em hipótese alguma, os contratados devem ter qualquer vantagem caso venham a participar do concurso público.

Estou ciente de que o edital ainda está sendo elaborado, mas com se estas intenções por mim mencionadas forem  seguidas, talvez tenhamos uma mudança de postura dos atuais gestores públicos.

Obs: Os textos assinados neste blog são de inteira responsabilidade de seus autores
Explore posts in the same categories: Opinião

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: