Prefeitura anuncia plano para o trânsito da cidade

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, anunciou nesta terça-feira (13) um plano de gestão de trânsito com sete programas que devem ser implantados em Manaus para o biênio 2010/2012. O anuncio foi feito durante coletiva na sede do órgão no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus.

De acordo com a prefeitura os estudos foram feitos nos últimos 12 meses e alguns ainda estão sendo desenvolvidos. O diagnóstico, segundo Amazonino, já mostrou os principais problemas relacionados à educação, engenharia de trânsito e fiscalização.

Segundo Amazonino, foram definidas como áreas prioritárias para a ação: o Centro da cidade e um quadrilátero que inclui a parte comercial do conjunto Vieiralves, zona Centro Sul de Manaus.

As mudanças começarão já no mês de agosto com a implantação do sistema Binário, com custo avaliado em R$ 20 milhões. Com isso a Avenida Constantino Nery passa a ser via de mão única no sentido bairro-centro e a avenida Djalma Batista no sentido centro-bairro.

O plano de gestão prevê a implantação de lombadas eletrônicas, sinalização, inclusive, para atender portadores de necessidades especiais e organização dos pontos de táxi. Serão instalados ainda placas indicativas que obedeça ao padrão internacional, semáforos inteligentes e criação de estacionamentos privativos. Amazonino quer implantar também um plano de restrição de circulação de veículos de carga em determinadas áreas e horários específicos.

O prefeito anunciou ainda que pretende aumentar a quantidade de agentes de transito. O edital ainda será lançado.

Programas da Gestão de Trânsito

Estacionamento Legal

– A idéia é aumentar o número de vagas rotativas para 25 mil.

– O estacionamento na rua será obrigatoriamente pago a uma empresa contratada por meio de licitação.

–  Criação do Sistema de Estacionamento Rotativo (“Zona Azul / Zona de Restrição”);

– Incentivo à criação de Estacionamentos Privativos;

– Organização dos Pontos de Táxi;

– Restrição à Circulação de Veículos de Carga (veículos pesados) em determinadas áreas e/ou horários;

– Organização de outros tipos de estacionamento (carga/descarga de valores; farmácias; ambulâncias; bancos, etc.)

– Organização e modernização do Pátio de Recolhimento de veículos: credibilidade e respeito.

Pedestre Vivo

Vão ser implantadas lombadas eletrônicas, sinalização inclusive para atender portadores de necessidades especiais.

– Implantação de travessias bem sinalizadas, iluminadas e tratadas com prioridade ao pedestre;

– Implantação de rampa para acesso dos portadores de mobilidade reduzida;

– Travessias com sinais sonoros e pisos táteis para pessoas com deficiência visual;

– Lombadas eletrônicas nas principais escolas e pontos de concentração de travessia (hospitais, etc.)

– Implantação de sinalização especifica para Portadores de Necessidades Especiais e Idosos, conforme rege as novas regras do Código de trânsito Brasileiro – CTB

Orientação para o Trânsito

– Instalação de placas indicativas que obedeça ao padrão internacional.

– Novas placas serão implantadas contendo as informações turísticas em duas línguas.

Semáforos Inteligentes

Prevê a criação do sistema de controle de tráfego com câmeras em locais estratégicos.

– Implantação de novos equipamentos de controle de semáforos – “semáforos inteligentes”;

– Novos focos Semafóricos à LED;

– Implantação de Câmaras de TV em circuito fechado para monitoramento do trânsito (CFTV);

– Implantação de Painéis de Mensagens Variáveis;

– Criação do CCO – Centro de Controle Operacional.

Tratamento de Pontos Críticos

– O plano identificou cinco pontos crítcios, entre eles está à entrada da UFAM que deve ser deslocada para o bairro Coroado. Nos outros a construção de vias de direita livre.

Operação Cidadão

– Nova postura e novo enfoque: orientar e educar para garantir a livre circulação de veículos e pedestres;

– Capacitação dos Agentes de Trânsito;

– Aumento do efetivo de Agentes de Trânsito.

Educação para o Trânsito

– Campanhas Educativas e de Conscientização, com temas relacionados à realidade da cidade;

– Criação do Centro de Reflexão para o Trânsito, destinado aos alunos da Rede Municipal de Educação;

– Convênios com as Secretarias de Educação e Cultura;

Palestras e Campanhas específicas dirigidas aos trabalhadores dos setores industrias, comerciais e de serviços.

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