Mudanças na Manaus Moderna

Texto e fotos: Álisson Castro

O reordenamento na área da Manaus Moderna, no Centro da cidade, começou na madrugada deste sábado (22/05). O trabalho teve início com a pintura da sinalização horizontal na avenida Lourenço Braga, atrás da feira Manaus Moderna, e continuou durante o dia com a participação de 13 secretarias e instituições das administrações municipal e estadual. O trabalho deve prosseguir durante a semana. O objetivo é melhorar o fluxo de trânsito no local para motoristas e pedestres. Até terça-feira as balsas que servem de atracadouro aos barcos de transporte de passageiros que chegam a Manaus serão realocadas para um local próximo a ponte do Educandos.  Mais distante do centro comercial.

No sábado, a ação foi concentrada em limpeza, fiscalização de ambulantes e combate a exploração infantil. A assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) informou que duas crianças foram conduzidas a Central de Atendimento Emergencial da prefeitura, uma menina com suspeita de ser explorada sexualmente e um garoto que estava em uma lan-house enquanto a mãe trabalhava no porto. A Semasdh entrará em contato com a família das crianças para acompanhamento social e retorno dos menores a seus respectivos lares, de acordo com a assessora.

Centro de Controle de Zoonoses capturou 24 cães na área da Manaus Moderna

Lanches retirados

A mudança não vai afetar os carregadores de cargas que trabalham na orla. Pelo menos é o que acredita, o senhor Raimundo Carvalho, 53 anos, “vai ficar a mesma coisa, só fica um pouco mais distante”, afirma o carregador.

Muito diferente é a situação de quem trabalha ou possui um lanche em uma das duas balsas em que os barcos atracam na Manaus Moderna. Em reunião na tarde de ontem com representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), ele foram informados que serão transferidos para uma área do Roadway no Porto de Manaus. Ao todo  41 comércios sofrerão a mudança. A dona de um lanche, a senhora Telma Moutinho, afirma que ficou triste ao receber a notícia da transferência que deve ocorrer até quarta-feira. “Aqui temos uma clientela certa, lá (no roadway) a concorrência será maior”, lamenta Telma que trabalha há dois  anos e meio no local. Os proprietários de lanches nas balsas pagam R$ 150 por semana em serviços na manutenção ao setor administrativo da Manaus Moderna.

Os lanches serão retirados das balsas de atracamento

Durante  o trabalho de limpeza no sábado, o trecho da avenida Lourenço Braga entre a Feira da Banana e a rua Marques de Santa Cruz ficou interditado durante o sábado. Agentes de trânsito estavam no local para orientar os condutores sobre as vias alternativas por onde poderiam seguir.

De acordo com o diretor de transito do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Paulo Henrique, a fiscalização de trânsito será intensificada com a presença de agentes de trânsito. “Para evitar problemas, os agentes terão apoio da guarda municipal”, promete o diretor. É comum haver atritos entre agentes e motoristas na área por causa de irreguaridade de trânsito.

Entre as mudanças a serem implementadas na área está a proibição de estacionar do lado esquerdo da pista, na orla. Do lado direito, nas partes mais largas da pista, será permitido o estacionamento em 45 graus, nas partes mais estreitas, em fila indiana. Os caminhões poderão parar para realizar carga e descarga, somente antes da feira da banana, próximo à ponte do Educandos.

Presença de agentes de trânsito foi essencial para orientar os motoristas

Explore posts in the same categories: Reportagens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: