Com os pés literalmente na merda

Por Carlos Fábio*

De cara o título desse artigo soa agressivo, não é costume ou algo comum escrevermos palavras grosseiras em chamadas de textos, porém, ao observar os fatos constatamos ser a pura verdade. Como diz o caboclo “os agentes de trânsito de Manaus estão com os pés “até o talo” no mais profundo descaso e falta de respeito com a categoria.

No último domingo (07/03), a base dos agentes localizada no bairro da aparecida alagou com o temporal. Se o problema fosse apenas a água da chuva, menos mal. Porém, a base foi inundada com todo o esgoto proveniente da rua. Eram fezes, dejetos e lixo circulando no interior do prédio. O mau cheiro era insuportável. Os próprios agentes de trânsito tiveram que “dobrar” as calças e fazer a limpeza. A situação só foi contornada após a insistência do agente Júlio César junto ao gerente José Carlos que, por sua vez, entrou em contato com o diretor de trânsito e a Semulsp para limpar completamente o local. É bom lembrar que fizeram a limpeza, mas não desinfetaram o ambiente, procedimento que seria correto.

Na quinta-feira (11/03) o episodio se repetiu. Todavia, agora com o diretor de trânsito no interior da base da Aparecida. Lá estava ele “ilhado” no seu gabinete cheio de água, com a podridão vinda do esgoto insuportável. Mas uma vez, agentes e o pessoal da limpeza se expuseram para limpar a área até a chegada da Semulsp. O local foi limpo, o mau cheiro diminuiu, mas as péssimas condições de trabalho tendem a continuar.

Observem:

Os agentes no intuito de colaborar e não deixar o serviço no trânsito parar, ficaram expostos as mais diversas doenças oriundas dos alagamentos. Leptospirose, furúnculo e vermes são algumas delas. Acometidos de doença, eles deixam de trabalhar. Deixando de trabalhar, o IMTT não lhes garante apoio em remédios, médicos especialistas ou despesas de saúde. Ficam á mercê deles próprios e com o salário baixo, não podem se dar ao privilégio de se recuperar corretamente com receio de enfrentar o INSS. Os exames periódicos não são feitos há anos. Tem agente que sequer se lembra quando realizou o último exame. Pode se perceber os riscos eminentes a quem estão expostos.

A base de apoio a população também foi prejudicada. Já quase sem recursos ela deixou de operar e atender a população devido o alagamento na sala reservada para tal. Os computadores e rádios foram desligados e os funcionários à espera de condições humanas de trabalho. Ressalta-se que os agentes somente possuem o rádio para a comunicação. Telefones para proceder com ligações para outros órgãos não existem faz tempo. Resta apenas um ou dois aparelhos celulares, de posse das chefias e gerentes para ligações. Com isso, a qualidade do serviço cai e quem sofre é o cidadão. Cidadão que, muitas das vezes, paga seu IPVA ou multa corretamente. Mas a contrapartida dos serviços é zero.

São muitos os problemas enfrentados pelos agentes, tais como falta de viaturas padronizadas, motos sucateadas para operações, equipamentos de proteção, calçados, uniformes são alguns deles. A administração municipal não faz nada para melhorar o ambiente, pelo contrário, realiza cursos para agentes de trânsito à surdina, sem a devida publicidade a sociedade, no intuito de “apadrinhar” certas pessoas em detrimento ao concurso público, forma legal de ingresso na área pública municipal, estadual ou federal.

É essa situação caótica por que passa a administração do trânsito. Conseqüência disso é a precariedade dos serviços disponibilizados a população. É a falta de fiscalização, de engenharia e educação que nos faz refletir e tentar expor tais fatos: a bela cidade de Manaus não merece tanta desorganização como essa administração atual.

*O autor é jornalista e mestrando em comunicação

Explore posts in the same categories: Opinião

One Comment em “Com os pés literalmente na merda”

  1. Carvalho Says:

    É Fábio, nossa situação é super complicada, estamos totalmente esquecidos.
    Lembro-me da reunião com o Sr. AMAZONINO MENDES,
    – “VOCÊS VÃO SER TRATADOS A PÃO DE LÓ, POIS É O QUE VOCêS MERECEM !!!, OS MELHORES BENEFÍCIOS QUE A PREFEITURA PODE PROPORCIONAR DEVE SER DADO A VOCêS, OS AZUIS SÃO GUERREIROS !!!
    UM NOVA BASE VAI SER CONSTRUÍDA, EU GARANTO !!!

    Conversa fiada, em 14 meses de administração só fomos até agora humilhados e desprestigiados !!

    Até quando ?!!!

    Quando a sombra vái chegar para nós ?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: