Tarifa reduz e ônibus somem das ruas

Usuários sofrem com redução da frota / Foto: Álisson Castro

Por Álisson Castro

As jornais locais de hoje destacam a falta de ônibus na ruas da cidade  ontem (01/03) . Não faltaram fotos de pontos de ônibus lotados  e muita reclamação dos usuários.  Nos jornais impressos e televisivos  não faltaram críticas à administração municipal. O motivo das queixas teve como alvo a não aceitação da tarifa pelos empresários do setor. Por conta disso, as empresas teriam mantidos alguns veículos nas garagens para diminuir custos. O resultado foi um desastre. Linhas que operam nas zonas leste e oeste teriam sido as mais afetadas. No Terminal 5 (São José) 17 veículos deixaram de circular. A frota operante hoje, em Manaus, é de 1.293 ônibus, distribuídos em 292 linhas.

O mais grave é o fato da próprio consórcio Transmanaus admitir que reduziu a frota operante na cidade. Uma funcionária do concórcio afirmou ao jornal Em Tempo, em matéria veiculada hoje, que recebeu ordens para colocar veículos com defeito nas ruas para que eles sofram pane mecânica durante o trajeto. Além de reduzir o número de ônibus nas linhas da cidade.

Nos Terminais de Integração da cidade, a fiscalização do IMTT realizou pesquisa em todas as linhas que passam por estes locais e constatou redução em algumas delas, especialmemete em linhas em que o itinerário é bastante longo. A Prefeitura promete aumentar a fiscalização. Promessa difícil de ser cumprida, pois os fiscais de ônibus são apenas 38 para dar conta de todo o sistema de transporte urbano da cidade.

Outra bola fora da Prefeitura foi o aumento, na surdina, do valor da tarifa dos ônibus executivos. Quem já estava acostumado a pagar R$2,50 para embarcar nesta modalidade de transporte, teve que desembolsar ontem R$ 3,00. O reajuste foi feito sem aviso prévio à população.

Se o Prefeito acreditava que a redução da tarifa de ônibus iria lhe render alguns bônus eleitorais, viu este desejo se transformar em uma dor de cabeça que só tende a piorar. Depois ele reclama que a imprensa pega no pé dele. Aí não dá, né, Amazonino. Quem sabe chegou a hora do Prefeito pegar seu banquinho e sair de mansinho…

Anúncios
Explore posts in the same categories: Opinião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: