Reajuste da tarifa: puro jogo de cena

Por Álisson Castro

O jornal A Crítica publica hoje (13/02) que os empresários de transporte coletivo almejam um novo reajuste do valor da tarifa de ônibus. O Sinetram estaria finalizando um estudo que poderá apontar um deficit que justificaria a necessidade de aumento da valor da tarifa.

Este tipo de jogada é conhecida desde os tempos em que o Alfredo Nascimento era prefeito. Funciona assim: o prefeito comunica de antemão aos empresários que haverá um reajuste de, por exemplo , 25 % no valor da tarifa. Mas como a população pode não gostar do reajuste, pede que os  empresários digam à imprensa que querem um reajuste de 50 %. Fazem um jogo de cena, trocam farpas pelos jornais etc. Aí o prefeito pede um entrevista coletiva e afirma que não irá se render aos empresários e que está do lado do povo. E comunica um reajuste de “apenas” 25%.

É exatamente isto que irá acontecer. Nos próximos  meses, o prefeito Amazonino irá reduzir 10 centavos o atual valor da tarifa. Os empresários já sabem disso. Mesmo assim, irão pedir um reajuste na tarifa, vão tentar provar em números que estão tendo prejuízo ( sempre é esta a desculpa!)  e que sem o reajuste não há como manter o sistema de transporte funcionando. Aí vem o prefeito “salvador da pátria” que irá negar o reajuste e ainda reduz o valor da tarifa.

O detalhe é que o prefeito concedeu um reajuste ano passado de 25 centavos e reduzir apenas 10 centavos é pura demagogia.

Explore posts in the same categories: Opinião

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: