“É PROIBIDO FUMAR!”

A regra tem que valer para todos

Por Álisson castro

Desde sábado (19/12), lei anti-fumo começou a vigorar a em Manaus. Agora é proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e derivados em ambientes fechados de uso coletivo, sejam públicos ou privados. A multa é de R$ 50 mil para quem descumprir a nova legislação, sendo considerados infratores tanto o fumante quanto o estabelecimento.

Resta saber se o prefeito Amazonino Mendes e o diretor-presidente do IMTT, Raphael Siqueira, irão obedecer a lei. Ambos têm o mal hábito de acender cigarros durante reuniões.

Veja a legislação em outras cidades

São Paulo foi a primeira capital a aprovar uma lei que restringe o fumo, em agosto deste ano. Depois, leis semelhantes já foram aprovadas no Rio de Janeiro, no Maranhão e em Curitiba. Em Salvador, a nova regra foi publicada em julho.

A Câmara Municipal de Belém já aprovou regras mais rígidas contra o tabaco. E ainda há projetos em andamento nas assembleias legislativas do Paraná e de Minas Gerais.

Maringá (PR) foi uma das primeiras cidades a criar este tipo de lei anti-fumo, ainda em 2006.

Como funciona em outros países

Grã-Bretanha

Na Grã-Bretanha, desde o começo de 2007, o fumo é totalmente proibido em locais fechados, não importa se o estabelecimento é público ou privado.

Israel

Em Israel, desde 2007, bares, cafés, restaurantes e shoppings são considerados locais livres de fumo por lei, com a aplicação de multas pesadas para quem desobedecer.

Japão multa fumante

Os japoneses fumam muito, principalmente os homens. O governo demorou, mas quando decidiu agir foi rigoroso. Com exceção dos bares e restaurantes, onde a lei é mais flexível, é proibido fumar em lugares fechados, em algumas cidades, inclusive na rua.

Argentina

Em Buenos Aires, a lei antifumo entrou em vigor há dois meses e não pegou. Inicialmente pretendia proibir o cigarro em prédios públicos e pequenos restaurantes. Mas como a legislação ainda precisa ser regulamentada para prever multas, ninguém respeita.

Explore posts in the same categories: Informações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: