Retroativo do Nivelamento. Veremos um dia esse dinheiro?

imposto

Por Carlos Fábio

Mais uma vez o IMTT recorreu no processo relativo ao pagamento do retroativo do nivelamento. Tal atitude protelatória já era esperada pelos associados do SINDTRAN e, dessa vez, o instituto veio com a solicitação de precatório.

Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública, em face de uma condenação judicial.

Sabe-se que, na prática, tal pagamento pode perdurar por anos, décadas. O advogado do SINDTRAN precisa agir rápido e seguro, haja vista que as manobras do IMTT sempre foram no sentido de protelar, ao máximo, todas as ações processuais movidas contra a autarquia. É uma praxe do direito e os advogados nada mais fazem do que suas rotinas normais de trabalho.

Por outro lado, sabe-se que toda relação trabalhista tem dois fluxos entre empregador e empregado. Por isso, os funcionários deveriam estar atentos para as questões trabalhistas que não estão sendo cumpridas por parte do IMTT e para as questões operacionais, que são a “razão de ser” do instituto. Um exemplo é o exame periódico. Se não cumprido, gera multas pesadíssimas para a autarquia. Porque que os funcionários devem ser complacentes com o IMTT, se ele não é com os próprios funcionários? Porque colaborar para o andamento dos serviços, mesmo de forma precária, se o IMTT não tem uma política de incentivos aos funcionários? Vale lembrar que não pedimos favor de ninguém para entrar. Passamos num concurso público por mérito e desejamos somente o que nunca foi nos dado de direito.

Fica-se na torcida para que um dia esse dinheiro, que nada mais é que um direito nosso, conquistado honestamente através de trabalho e esforço, saia. E assim possamos estar mais aliviados das tantas injustiças  cometidas por esse instituto do qual fazemos parte.

Carlos Fábio Morais Guimarães
Jornalista Mtb 036/AM

Explore posts in the same categories: Opinião

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: