REUNIÃO COM O PREFEITO

Batedores acompanharam carreata até Prefeitura.

Batedores acompanharam carreata até Prefeitura.

Por volta de 11h50m uma nova carreata tomou conta das ruas da cidade, desta vez os funcionários do IMTT partiram da Rodoviária em direção a Prefeitura, no bairro Compensa. Novamente acompanhados por batedores agentes de trânsito que abriam caminho aos veículos que levavam os manifestantes.

Frente da Prefeitura foi tomada pelos manifestantes.

Frente da Prefeitura foi tomada pelos manifestantes.

Ao meio-dia e dez minutos chegaram a sede do poder municipal, encontraram os portões fechados e cercados por guardas municipais. Quinze minutos depois, a Comissão foi autorizada a entrar na prefeitura, os demais funcionários tiveram que ficar do lado de fora. Alguns agentes se voluntariaram  a organizar o trânsito em frente a Prefeitura, evitando congestionamento pelo grande volume de veículos estacionados no local.

Seguiram até uma sala, onde esperariam pelo chamado dos assistentes do prefeito e entrarem no gabinete do prefeito. O assessores da prefeitura informaram ao diretor de comunicação do Sindtran, Alisson Castro, que não seria permitido fotos de dentro do gabinete. A espera durou cerca de 13 minutos.

Quando a Comissão entrou no Gabinete, o prefeito estava em pé, próximo a sua mesa e com uma faca cortava pedaços de uma pêra que estava comendo. Pediu desculpas, justificando que precisava se alimentar por causa da diabete. Os membros da comissão acomodaram-se em dois sofás e cadeiras, no centro do gabinete, havia uma mesa de vidro. O prefeito sentou em uma das cadeiras e disse: “Bem, sou todo ouvido”.

Guardas municipais controlaram a entrada da comissão

Guardas municipais controlaram a entrada da comissão

O presidente do Sindtran, Sandro Moacir, cobrou do prefeito explicações quanto as declarações feitas no jornal A Crítica. Amazonino Mendes, afirmou que já esperava esta reação e que, estranharia, se os funcionários ficassem calados diante das declarações. O prefeito reconheceu que errou ao dizer que os funcionários recebiam propina. “Foi errado usar este termo “bola”, eu já me desculpei a alguns órgãos da imprensa que me procuraram hoje”, confessou Amazonino. O prefeito ainda disse que o correto seria abrir sindicância para apurar as diversas denúncias que teria recebido de algumas pessoas e não acusar todos os funcionários.

Sobre a terceirização do trânsito, o prefeito disse que apenas alguns setores administrativos serão transferidos a uma empresa privada e que os funcionários não correm o risco de serem demitidos.

O técnico administrativo, Adbularman Mady Júnior, contou ao prefeito sobre a dificuldade de relacionamento dos funcionários com a diretora-presidente do IMTT. Amazonino afirmou que pretende fazer mudanças no instituto e que a diretoria atual não é a que “tem na cabeça”.

O prefeito disse nestas mudanças pretende aproveitar os funcionários de carreira que já fazem parte do instituto. Para isso, solicitou aos membros da comissão a elaboração de uma lista com a qualificação dos funcionários para que ele possa planejar a reestruturação do instituto alocando estes funcionários em funções mais apropriadas.

O prefeito fez uma pausa na reunião, levantou-se e acendeu um cigarro no gabinete fechado.

De volta a sua cadeira e com o documento de reivindicações na mão, Amazonino disse que leu o documento e não viu nada de exagerado nele. Afirmou que todas os pedidos eram justos e que a prefeitura está aberta a encontrar soluções. Destacou a importância de  se abrir um diálogo diretamente com os funcionários.

O fiscal de transporte, Paulo César, questionou o prefeito se ele havia ordenado que não se multasse as empresas de ônibus que atuam na cidade. Amazonino ficou surpreso com a pergunta e respondeu que desconhecia esta ordem. O fiscal disse que a orientação para que não se multasse as empresas foi feita em uma reunião entre os fiscais de transportes com a diretora-presidente, Ivete Barros, e a diretora de transporte do IMTT, Edna Cavalcante. O prefeito solicitou a presença das duas pessoas citadas, que estavam em uma sala ao lado do gabinete. Tanto Ivete quanto Edna negaram o fato, que foi reafirmado pelo fiscal diante das duas. O clima foi tenso e piorou ainda mais com a visível irritação do prefeito diante da revelação.

Já ao final da reunião, o presidente do Sindtran, questionou Amazonino sobre o nivelamento salarial que até hoje não foi cumprido integralmente pela prefeitura. O prefeito pediu mais informações e o advogado do sindicato, Cassius Clay, detalhou o assunto. Amazonino disse que como se tratava de matéria transitada e julgada, a única opção da prefeitura é estudar o impacto da folha de pagamento e encontrar uma forma de pagar o que deve aos trabalhadores.

O presidente do Sindtran concede entrevista após a reunião com  o prefeito

O presidente do Sindtran concede entrevista após a reunião com o prefeito

Assim terminou a reunião. A comissão foi ao encontro dos manifestantes do lado de fora do prédio da prefeitura e informou aos funcionários o resultado da conversa com o prefeito. Para o Sindtran e os funcionários do IMTT resta aguardar os encaminhamentos feitos pelo prefeito. O presidente do sindicato, Sandro Moacir, afirmou que ficará atento às ações que serão tomadas pela administração municipal e que, caso seja necessário,  novas manifestações serão organizadas para exigir o cumprimento do que foi acordado na reunião.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Reportagens

One Comment em “REUNIÃO COM O PREFEITO”


  1. […] No dia 12 de setembro, os agentes de trânsito, fiscais de transporte e o Sindtran reagem a acusação do prefeito Amazonino Mendes que, em entrevista a um jornal local, insinuou que os funciários do IMTT recebiam propina. A resposta foi imediata, a Rodoviária foi tomada por  funcioários em protesto. De lá foram a prefeitura, onde uma comissão foi recebida pelo prefeito Amazonino. Leia mais aqui. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: