O que o condutor deve fazer caso de envolva em acidente de trânsito?

PA011331

1º) Sinalizar o local (pisca alerta, triângulo ou galhos de árvores) para que não ocorram outros acidentes.

2º) Verificar se alguém foi lesionado e, caso positivo, ligar para o Samu (192). Se alguém ficar preso nas ferragens do veículo, ligar para o Corpo de Bombeiros (193) e nunca remover a vítima do local, pois, a lesão poderá ser agravada! O socorro deve ser feito por pessoal treinado. O transporte da vítima para o pronto socorro de maneira inadequada poderá causar seqüelas irreversíveis!

 3º) Se o fluxo de veículos for prejudicado, ligar para o IMTT (3631-7029 ou 3631-7559), para que a Central de Atendimento desloque uma equipe de agentes de trânsito para o local do acidente  a fim de realizar os procedimentos de desobstrução da via (como previsto no Código de Trânsito – Art. 176 e 178). Os agentes farão a demarcação do local e preenchimento do Boletim de Acidente de Trânsito. Depois, informarão a Central para que entre em contato com a perícia competente para atender a ocorrência.

É importante salientar que a presença do agente de trânsito é necessária apenas se o fluxo de veículos for prejudicado, se não, adotar o passo seguinte:

 4º) Caso o acidente provoque somente danos materiais, o condutor deverá ligar para a Perícia de Trânsito (9642-6708). Se houver vítima lesionada ou fatal, ligar para a Companhia Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 190, e pedir a perícia criminalística para o local.  Ressaltando que qualquer tipo de escoriação ou inchaço configura vítima lesionada.

 5º) Se os veículos forem retirados do local antes da chegada do agente de trânsito, policial militar ou perito criminal, a ocorrência estará descaracterizada e, possivelmente, não será possível a confecção do boletim de acidente de trânsito. O condutor deverá, então, deslocar-se até a delegacia mais próxima para solicitar um boletim de ocorrência.

 Telefones úteis:

IMTT: 3631-7029 / 3631-7559

Perícia DETRAN (danos materiais): 3642-6708 ou Ciops: 190

Perícia Criminal (vítima lesionada ou fatal): 190

About these ads
Explore posts in the same categories: Dicas de Trânsito

6 Comentários em “O que o condutor deve fazer caso de envolva em acidente de trânsito?”

  1. Fana Says:

    faltou o senta e chora… pq aguardar a perícia leva hoooooras!

  2. Raimundo Junior Says:

    Deveríamos adotar o sistema já usado em diversas capitais e previsto no próprio código de trânsito: acidentes apenas com danos materiais, os condutores devem tomar eles mesmos os procedimentos, ou seja, retirar o veículo da via, entrar em acordo ou fazer boletim de ocorrência na delgacia mais próxima. Equipes de agentes de trânsito somente devem ser acionadas em casos de acidentes com vítimas lesionadas e fatais. SOMENTE! Isso melhoraria o serviço para os agentes, uma vez que ficariam livres para atender demandas mais complexas; o fluxo de veículos melhoria, já que os carros não ficariam mais na via aguardando socorro, o que não é mais aceitável nunca cidade com a malha automobilísitica que tem.

  3. Fco Erivaldo Fernandes Says:

    O próprio condutor do veiculo pode demarcar o posicionamento dos veiculos e retirados do local, isto em caso só com danos?

  4. Leonardo ...z Says:

    Concordo com o Raimundo Junior, somente aqui em Manaus é que deve deixar o veiculo no local. Isto é uma incabível. Qualquer outra cidade civilizada as pessoas encostam os veículos e deixam os demais passarem, pois eles não são culpados da barberice dos ourtos e devem continuar o caminho sem mais entraves.

    O motorista de Manaus precisa entender que ficar ali parado é atraso de vida, da sua e da cidade toda.

    Eu já fui a delegacia e abri um BO depois e foi bem melhor.

    Um transito melhor sempre, pessoal abra a cabeça, deixe o local e resolva os problemas em local a parte.

    Aproveito para dizer. Se for dirigir NÃO ATENDA O CELULAR.

  5. Rilson Costa Says:

    Olá! Comparando os comentários sobre o assunto com a dúvida do colega Erivaldo, temos de, baseados no art. 178 do CTB, concordar com os demais de que o condutor é mesmo responsável pela desobstrução da via em caso de acidente apenas com danos materiais. Hoje, quem não possui um telefone celular que fotografa, filma, etc? Pois é. Basta gravar as imagens do local do sinistro, da posição dos veículos e fazer o conhecido BO, solicitando na ocasião a reconstituição do ocorrido. Também é válido pedir a algum outro condutor ou munícipe que esteja disposto a servir de testemunha. Sempre tem alguém no perímetro urbano que “vê” melhor como acontece o sinistro. Pena que aqui em Manaus a prefeitura, através do órgão de trânsito, já acostumou a população a ficar no meio da rua, em qualquer horário e local aguardando a perícia. Mas dá pra inverter essa situação. É só começar.

    • Daniel Says:

      Na minha opiniao, o DETRAN e o IMTT agem ilegalmente ao enviar per[icia a local de acidente sem vitima. Isso ‘e um custo que o estado nao deveria arcar, ali’as, os motoristas que nao retiram os veiculos da via em acidentes sem vitimas devem ser multados. Manaus e seus cidadaos tem de evoluir e passar a cumprir a lei. O preju[izo material de uns poucos nao pode prejudicar a vida de milhares de outros cidadaos presos em um transito caotico por causa de uma colisao insignificante. Para isso existe BO, Justica e Seguradoras!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: